Busca no Google é responsável por mais da metade das vendas online



Estudo E-commerce Radar 2017 aponta que a plataforma é responsável por 52% das transações online no primeiro semestre de 2017, onde 25% das vendas provêm dos resultados orgânicos e 27% dos links patrocinados

Outros meios, como as redes sociais, detêm menos de 12% de participação, uma diferença bem notável. Os consumidores estão cada vez mais conectados e utilizando as ferramentas de busca para acessar informações de onde estiverem sobre o que quer que seja.O estudo mapeou a origem das conversões por ordem de maior influência:            


1. Google patrocinado      

2. Google orgânico      
3. Busca direta      
4. Outras origens, referências de terceiros, e-mail marketing, Facebook orgânico, Criteo, Facebook Patrocinado e Buscapé.

Quando essa análise é feita com base no tipo de dispositivo usado, o desktop apresenta 75% de tráfego pago e 69% de orgânico, enquanto o Smartphone é utilizado na maioria dos pedidos originados via anúncios (23%) e por busca orgânica (29%). Os resultados apresentados surgiram da análise de dados das mais de 700 lojas online conectadas à empresa, dos mais variados portes, em todas as regiões do país.

Binder afirma, a partir do momento em que um site é colocado no ar, pode-se levar de oito a dez meses para ranqueá-lo de forma orgânica na primeira página. "Se você colocar uma página no ar e quiser que ela apareça hoje entre as principais, é preciso fazer anúncio", diz. Ou seja, se você quer um resultado mais imediato terá que investir em anúncios.
 Mais de 200 fatores influenciam o ranqueamento do Google, no entanto, nunca foi divulgado o peso de cada um desses itens. De acordo com Binder, alguns itens são comprovados e outros são especulações, alguns exemplos são: 
  •  Palavras chaves - Quanto mais acertado o uso das palavras-chave, maiores são as chances de obter um bom posicionamento no Google e, consequentemente, atrair mais conversões para o site.
  • Velocidade de carregamento - O Google também dá prioridade para os sites mais velozes. Binder diz que para aparecer na primeira página do Google seu site tem que abrir entre três e quatro segundos.
  • Conteúdo autoral - A recomendação de Binder é se preocupar com a qualidade do conteúdo e não escrever com foco em vendas de produtos ou serviços, mas sim com o objetivo de ajudar o usuário com o maior nível de detalhamento possível.
  • Site responsivo - A expressão mobile-friendly é uma das peças-chave para estar bem ranqueado no Google. Dizer que o site precisa ser responsivo é o mesmo que dizer que ele é acessível não apenas por desktop, como também via smartphone e tablets. O Google privilegia os sites responsivos desde abril de 2015, e em alguns casos, a ausência dessa característica pode até desaparecer das buscas, ou seja, pode ser penalizado.


Até breve...


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