Diferença entre catabolismo e anabolismo?
Bom, você quando estava na academia já deve ter escutado até mesmo seu personal falar: "quando chegar em casa coma alguma coisa pra não catabolizar", e ficou se perguntando o que é catabolismo? Então nesse post vamos ensinar a você a diferença entre catabolismo e anabolismo e qual deve-se evitar. Então vamos lá.
O metabolismo está sub-dividido em duas partes com objetivos opostos, o anabolismo e o catabolismo. O catabolismo e anabolismo são regulados pelo sistema hormonal, onde alguns hormônios específicos atuam como sinalizadores e desencadeadores destes estados metabólicos.
Definições
O catabolismo corresponde às reações de degradação de moléculas, com a liberação de matéria-prima e energia. Nesse caso os alimentos são digeridos, fragmentados e oxidados até CO2 e H2O. A "quebra" das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo do catabolismo.
O anabolismo corresponde às reações de síntese de matérias indispensáveis às atividades fisiológicas, crescimento e reprodução, entre as quais a produção de moléculas de reservas nutritivas, como glicogênio e gorduras, e estes processos gastam energia. A síntese proteica e a síntese de hormônios são exemplos de reações anabólicas.
Não ficou claro ainda?! Vou tentar esclarecer um pouco mais para você...
Bom, quando você passa mais de 3 horas sem se alimentar o catabolismo entre em ação, onde ele tira nutrientes dos seus músculos para produção de energia. E o anabolismo retira dos alimentos que são ingeridos para produção de energia. Por isso deve-se evitar o catabolismo e prevalecer o anabolismo.
Assim teremos um balanço metabólico positivo, onde a quantidade de anabolismo é maior que a quantidade de catabolismo, conseguindo mais proteína do que degrada.
Se tivermos um balanço metabólico negativo, é porque a quantidade de catabolismo supriu a quantidade de anabolismo.
E por fim, se tivermos um balanço metabólico nulo, é porque a quantidades dos dois foram as mesmas.
Como evitar o catabolismo
1 - Alimente-se de 3 em 3 horas e faça de 5 á 6 refeições ao dia.
2 - Evite o álcool.
3 - Ingira muita vitamina C, principalmente ao acordar.
4 - Durma 8 horas por noite.
5 - Consuma muita proteína, de 1,5 a 2 grama por quilo corporal.
6 - Não deixe que falte carboidratos, de 3 a 4 gramas por quilo corporal.
7 - Não elimine gorduras de sua dieta (gordura boa).
8 - Não se esqueça de frutas e verduras em seu cardápio.
9 - Não passe muito tempo treinando.
10 - Cuidado com o Over-Training.
11 - Sempre mantenha-se hidratado.
Segue o vídeo em nosso canal onde falamos sobre o assunto, confiram:
Comentários
Postar um comentário